25/5 – Estudo mostra que 36% dos profissionais de Saúde não receberam a segunda dose contra a Covid-19
Uma nova análise da cobertura vacinal da campanha nacional de imunização contra a Covid-19 identificou que, até 18 de maio, 36% dos profissionais de Saúde não haviam recebido a segunda dose contra o novo coronavírus em todo o Brasil. Em abril, o levantamento havia mostrado que nos primeiros 100 dias da imunização mais da metade desses trabalhadores (51%) estavam apenas com a primeira dose.
O mesmo estudo revelou ainda que, ao todo, mais de 5 milhões de brasileiros não tomaram a segunda dose. Lembrando que, das vacinas aprovadas no país, são necessárias duas doses para a proteção eficaz.
O estudo é realizado pelos pesquisadores Guilherme Loureiro Werneck, do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Ligia Bahia, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ; Jéssica Pronestino de Lima Moreira, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ; e Mário Scheffer, Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).